Zero to Hero – A trajetória profissional de Andrey Ximenez

A The Wedge

Apesar de não saber muito bem como chegou até aqui, a trajetória de Andrey Ximenez foi recheada por grandes desafios, mudanças de vida, muito estudo, persistência e principalmente muita resiliência. Nascido em São Paulo, Andrey chegou em Porto Alegre no final da década de 90, ainda pequeno, em um momento em que a sua família estava passando por grandes dificuldades financeiras.

A grande convicção do Andrey naquela época era de que ele precisaria estudar muito e ter paciência para esperar a situação da família melhorar. O primeiro passo foi criar o hábito de ler um livro por semana, hábito que conseguiu manter até os seus 17 anos e que acabou rendendo uma nota razoável para entrar no curso de Letras da PUC, com bolsa integral.

Foi na época da faculdade que o Andrey literalmente baixou a cabeça, estudou muito e trabalhou. Durante a manhã ele fazia parte de um grupo de iniciação científica na área de psicolinguística e bilinguismo, à tarde estagiava no departamento de criminalística vendo fotos de cadáver todos os dias, à noite assistia as aulas da faculdade e ainda quando chegava em casa trabalhava como freelancer para uma empresa da China que precisava de traduções de textos em inglês para português. Essa rotina intensa de estudo e trabalho durou aproximadamente um ano.

Apesar da rotina intensa, ainda dava tempo de participar de grupos de literatura e outras atividades extras da faculdade. Foi essa experiência, principalmente com o Professor Charles Kiefer em oficinas literárias e no Projeto Roda de escritores (Que ganhou competições e seleções de literatura no Brasil)  que desenvolveram a aptidão do Andrey  para escrever anúncios curtos em Adwords.

Esta fase de trabalho incessante proporcionou a primeira oportunidade de trabalhar em uma agência especializada em e-commerce como redator. Foi através do trabalho na E-commerce Group o primeiro contato do Andrey Ximenez com o marketing digital. Neste momento nasceu uma constante que permaneceu desde então na sua vida profissional:

O desenvolvimento de um bom relacionamento com profissionais excepcionais!

“Desde sempre fui autodidata e agarrei boas oportunidades me arriscando, mas o que fez a diferença foi ter sempre ao lado profissionais com mais experiência de mercado.” Andrey Ximenez, sócio e diretor de operações da The Wedge

A sua primeira referência profissional na E-commerce Group foi Marcelo Scherer, que é até hoje a sua maior referência em SEO no estado. Ter o Marcelo Scherer como semi-par (SEM + SEO) o ajudou a ter uma dimensão maior que ia além do que ele tateava sozinho.

Outra grande referência para ele, foi a Tatiane Viana, uma profissional que transmitiu valiosos ensinamentos e muita inspiração na área da liderança, ensinamentos que ele carrega até hoje como Diretor de operações da The Wedge.

Depois da experiência na E-commerce Group o Andrey foi trabalhar em uma das agências mais queridas do estado: A Global.

Foi na Global que ele adquiriu uma visão mais completa da publicidade e de outras áreas da comunicação que ele desconhecia.

“Na Global eu conheci pessoas maravilhosas e pude ter contato com os mais variados clientes, o que me ajudou muito em termos de bagagem e variação de negócios.” Andrey Ximenez, sócio e diretor de operações na The Wedge

 

Foi lá que ele teve a oportunidade de conhecer Filipe Medina, um profissional muito experiente no mercado digital que trabalhou em locais como a  AG2 e a W3haus. A grande bagagem em gerenciamento de projetos digitais do Medina foi uma inspiração para Andrey aprender muito sobre processos e adquirir noções sobre como pensar e organizar projetos bem sucedidos.

“De fato, essa parceria com o Medina foi tão boa e bem sucedida que foi um caminho natural buscar ter ele conosco hoje na The Wedge como gerente de operações dos nossos clientes.” Andrey Ximenez, sócio e diretor de operações da The Wedge

Depois da Global, Andrey teve a oportunidade de fazer parte da equipe de marketing do Snowland, o 1º Parque de Neve das Américas, em Gramado. Esse, com certeza, foi o maior desafio até então. Teve que mudar de cidade e abraçar diversas áreas digitais para trazer resultados reais, “do outro lado do balcão”, como empresa.

Prêmio Inovação e Turismo – Snowland

A experiência no Snowland proporcionou boas inspirações na área do empreendedorismo. André Caliari foi uma grande influência para Andrey na determinação e paixão em se fazer o que acredita e liderar projetos de inovação.

“ A paixão era tanta pelo Snowland que lembro-me de no primeiro dia de trabalho dizer para o André que só sairia de lá se fosse para o meu próprio negócio. E esse era um acordo nosso.”  Andrey Ximenez, sócio e diretor de operações da The Wedge

Isso aconteceu mais rápido do que Andrey esperava. Em 2015, apenas um ano depois de entrar no Snowland, Andrey recebeu o convite do Rafael Landa, indicado por Marcelo Scherer (seu parceiro na E-commerce Group)  para ser sócio na Agência Fifty, que na época tinha como foco atender o mercado imobiliário.

Desde então, com muita dedicação e suor, os dois foram organizando uma equipe de poucas pessoas, mas que sempre “vestiram a camisa” junto no projeto.

Após apenas 4 meses de sociedade, Andrey e Rafael se uniram com Eduardo Sukienik e fundaram a The Wedge Marketing Digital, juntando a expertise em Mercado Imobiliário adquirida até então e utilizando as experiências individuais  para atingir novos mercados e enfrentar novos desafios.

Desde março de 2016 a The Wedge passou de seis para vinte e seis pessoas na equipe, teve um aumento exponencial de cliente, novos processos operando, parcerias de sucesso e um grupo cada vez mais unido e com expertises diferenciadas.

“Na minha opinião, a minha trajetória ser assim, relativamente rápida, se deve ao fato de aprender com a adversidade de sempre, mas, acima de tudo, às pessoas que encontrei no meio do caminho e que compartilharam seu conhecimento. Acho que isso fez diferença.” Andrey Ximenez, sócio e diretor de operações da The Wedge

Do zero a um profissional bem sucedido frente à diretoria de operações da agência,  Andrey acredita que é isso que torna a The Wedge forte também: Diversas visões desenvolvendo uma estrutura sólida, que vai muito além do que somente a experiências dos sócios.